Quem sou eu

Minha foto
Um amante da vida e de tudo de bom que ela nos proporciona

terça-feira, 1 de março de 2011

Entre Bits e Terabytes

Internet... ferramenta essencial para todos nós hoje em dia. E-mail, Facebook, MySpace, Twitter, Orkut, Noticias, Internet Banking, etc...etc...etc. Não sou tão velho...mas me lembro do nascimento desta tal de Internet e do meu primeiro contato... lá em 1994... aquelas imagens em formato de mosaico que iam progressivamente se formando. A internet era estática e a única interação eram os bate-papos, febre da época. Quem nunca passou a noite teclando numa sala do UOL que atire a primeira pedra. MiIRC, ICQ (e seu inesquecível som de mensagem: OHOU!!!) MSN.  E a evolução vem a galope, aliás nem este termo cabe pois a galope é lento. A evolução vem em fibra ótica!!! Quem se lembra dos velhos arquivos Midi, que eram simples sequencias de reprodução...a música parecia tocada por um teclado e só! Aí surgem MP3...Napster, e-mule, i-pod... A música onde você quiser, no seu bolso... HORAS E HORAS... ! Surgem as primeiras conexões de alta velocidade, e tudo começa a correr ainda mais rápido. Temos gerações hoje que desconhecem aquele sonzinho da internet discada (ttuuuuuuuuuutirurur...uuuuuuuuu....) onde ficávamos aguardando os horários de tarifa mais barata para acessar, e noite interminável aproveitando o mesmo pulso telefônico até as 6 da manhã! Em 2001 trabalhei em uma incubadora onde tinhamos um link de 1MB compartilhado para umas 15 empresas e ninguém reclamava da velocidade... hoje temos links residenciais de básicos 10 MB. E quem sabia que tudo ia acabar nisto Bit, Bytes, Kilobites, Megabytes, Gigabytes, Terabytes, Pentabytes...
Vou ficar uns dias longe da internet no carnaval, lendo um bom livro, caminhando, conversando e vivendo e vida como todo mundo sempre viveu, antes da amada, idolatrada e venerada INTERNET !

Post escrito ao som de Boards of Canada - Everything You Do Is A Balloon - Album: Hi Scores 1996

Um comentário:

  1. Mandi!
    Casualmente essa madrugada uma amiga postou esse vídeo no Facebook: http://www.youtube.com/watch?v=JUs7iG1mNjI
    Comentei que desde o nosso ponto de vista (do futuro), parece que eles estão de sacanagem! Hehehe E a NBC nem tinha o símbolo da arroba ainda!
    Bom Carnaval offline!
    Abração, Raul.

    ResponderExcluir